Últimas Notícias

Eleitores faltosos têm até o dia 7 para ficar em dia com a Justiça Eleitoral



Até a próxima quinta-feira, 7, 67.145 eleitores faltosos, no Estado do Pará, devem para procurar o cartório eleitoral mais próximo e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. A chamada vale para aqueles que não compareceram às urnas nas últimas três disputas eleitorais. Em todo território nacional, 2.645.785 eleitores foram identificados como faltosos pela Justiça e poderão ter o título cancelado, caso não regularizem sua situação.

O prazo foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que liberou, no dia 20 de fevereiro, a relação com os nomes dos eleitores. Os períodos para a execução dos procedimentos relativos ao cancelamento dos títulos eleitorais, bem como para a regularização, são previstos na Resolução de número 23.594/2018, do TSE. Os cartórios eleitorais devem fixar em seus murais as listagens dos eleitores.

Caso tenha o título cancelado, o eleitor fica impossibilitado de sacar benefícios sociais, emitir passaporte e carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros impedimentos. A Justiça Eleitoral ressalta ainda que "não emite nenhum tipo de e-mail, mensagem ou notificações alertando o cidadão. Os eleitores devem ficar atentos ao recebimento de mensagens deste tipo", afirma no site oficial do TSE.

Segundo o Tribunal, mensagens falsas começaram a circular com conteúdo relacionado ao cancelamento do título eleitoral e, em geral, pedem a atualização de dados cadastrais através de um link que a Justiça Eleitoral não reconhece. Para se certificar de que não há pendências em seu documento, o eleitor deve consultar sua situação no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA); http://www.tre-pa.jus.br/. Ao entrar na página, deve procurar o link de consulta aos eleitores passíveis de cancelamento. Outro caminho é ir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência.


Quem acompanha o TSE nas redes sociais, como Facebook e Twitter, também pode utilizar o assistente virtual, que direciona o usuário diretamente para a página de consulta do título. O robô virtual, ou bot do TSE, é um dos cinco finalistas na categoria "Inovação" do prêmio Bots Brasil Awards 2018/2019, seleção criada para reconhecer as melhores aplicações da tecnologia na área.

Até o momento, o "chatbot" do TSE atendeu quase 300 mil cidadãos com mais de 501 mil mensagens trocadas. Por meio do assistente virtual, também é possível consultar a situação do título, o local de votação e o número do título de eleitor, bem como emitir a Certidão de Quitação Eleitoral e fazer o "download" do aplicativo e-Título, entre outros serviços.

Postar um comentário

0 Comentários