Últimas Notícias

Santarém será a sede do Governo do Estado durante três dias


O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho em suas redes sociais. Em um vídeo gravado pelo próprio gestor estadual, ele confirma que nos próximos dias 20, 21 e 22 de março, a sede administrativa do Governo do Pará será transferida temporariamente para o município de Santarém, localizado no oeste paraense. A medida faz parte do projeto "Governo Por Todo o Pará", estratégia de interiorização que objetiva aproximar a gestão estadual da população de todo o Estado.

Helder Barbalho destacou que Santarém será apenas o primeiro município a receber a sede da administração. Depois, outras cidades também passarão pelo mesmo processo. “Vamos transferir o Governo para Santarém para debater e discutir com toda a região do Oeste do Pará. Em seguida vamos para Marabá e para Breves, atendendo ao Sul e Sudeste do Estado e ao Marajó, fazendo um governo próximo das pessoas, ouvindo a nossa gente e trabalhando pelo povo paraense”, destacou o governador.

Em Marabá, o Executivo estadual estará nos dias 3, 4 e 5 de abril; e em Breves, nos dias 10, 11 e 12 de abril. Segundo Helder Barbalho, essas são as primeiras itinerâncias previstas.

Farão parte da comitiva os titulares de todas as Secretarias de Estado, e serão disponibilizados os serviços prestados por cada órgão para a população da região em questão. “Isso poderá fazer a presença do Estado mais efetiva, permitindo um debate regional”, afirmou o governador, reiterando que a intenção é que sejam levantadas demandas regionais e locais com as lideranças representativas da sociedade.

Serão discutidos, entre todos os representantes presentes, os gargalos e as iniciativas necessárias para essas regiões. “Precisamos ter a capacidade de, a partir da presença, ouvir as sociedades dessas regiões que carecem da presença em face a essa distância geográfica”, pontuou, ressaltando ainda que este último fator acabou causando o distanciamento das políticas públicas do Governo do Estado. “Um Governo que deseja ser presente, legítimo, precisa demonstrar para a sociedade que ele governa para todas as regiões, todos os municípios. Essa é nossa missão”, finalizou.

Helder Barbalho reforçou que, durante os três dias, não se limitará a ficar somente na cidade polo, e que deve percorrer outros municípios que integrem a região visitada.

Mudança temporária – De acordo com a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, a mudança temporária ocorre apenas no âmbito administrativo, a fim de descentralizar a gestão do Estado. A ideia é de que o Governo verifique, dentre outras questões, as obras em andamento e reúna com representantes do empresariado local.

A titular do órgão destaca ainda que a medida não trará custos extras para a administração pública. “Nenhum secretário que se deslocar para Santarém irá receber diária ou remuneração extra”, esclareceu.

A expectativa é que a descentralização promova condições para um melhor desenvolvimento de políticas públicas para a população que vive no interior do Estado.

Agência Pará

Postar um comentário

0 Comentários