Últimas Notícias

Setor de serviços paraense mantém estabilidade com -0,1% em janeiro


O setor de serviços do Pará manteve a estabilidade com -0,1% em janeiro após altas nos últimos três meses. Tal resultado colocou o estado como 14° maior crescimento para esse setor entre os estados brasileiros. O primeiro lugar ficou para Mato Grosso (9,9%) enquanto o último foi ocupado pelo Acre (-9,6%). Apesar da estabilidade, o resultado foi melhor do que janeiro 2018 com alta de 3,7% nos serviços paraenses.

Já em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, o estado teve queda de -3,2% no setor. Apesar dos resultados, é possível perceber que o setor está se recuperando, já que o acumulado de 12 meses no mesmo período em 2018 era de -9,8%. Ou seja, mesmo que ainda se registre queda, tais baixas não são tão altas como no último ano.

O grupo de serviços prestados às famílias teve influencia positiva no mês, o que possivelmente impediu quedas mais acentuadas e fez janeiro manter estabilidade, embora com valor negativo.

Saldo negativo - O valor negativo do mês foi influenciado pelo grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio que registrou queda no mês. Dentro deste grupo, o transporte rodoviário coletivo de passageiros teve grande influencia por conta da diminuição das viagens em janeiro. Tal fator se deve a alta quantidade de viagens vista em dezembro por conta do período de férias e por isso muitos paraenses visitam outros municípios do estado e localidades próximas.

Outro grupo que também registrou queda foi o de serviços de informação e comunicação, impulsionado pela diminuição do volume de serviços em áreas como rádio, televisão aberta e telecomunicações sem fio. Tal queda também foi vista no grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares. (IBGE)

Postar um comentário

0 Comentários