Últimas Notícias

Fernando Haddad ministra palestra em Santarém e defende educação para todos


O ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad, segue cumprindo agenda na região Amazônica. Na manhã desta sexta-feira (24), ele ministrou uma palestra na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, no oeste do Pará.

Com o tema ‘Ensino Superior e inclusão Social na Amazônia’, o ex-ministro defendeu o direito à educação para todos os brasileiros. "Todos têm direito à educação. Seja da creche ou da Universidade", disse durante sua fala à comunidade acadêmica, que lotou o auditório do Campus Tapajós. Na ocasião, Fernando Haddad elogiou o crescimento da universidade federal nos últimos 10 anos na região oeste paraense, ressaltando a implantação da Ufopa durante o governo Lula, do qual foi ministro da Educação. Neste mesmo dia, ele recebeu das mãos do reitor da Ufopa, Hugo Diniz, a portaria que concedeu à ele, o titulo de Doutor Horis Causa, em 2011.

O professor fez menção ao atual governo sobre os cortes no orçamento da educação, que afeta de sobremaneira as instituições de ensino superior. Parabenizou os estudantes e professores pela participação nos manifestos contra os atos em favor da educação brasileira.

Além de Haddad, estiveram presentes em Santarém, o senador paraense Paulo Rocha, os deputados federais Airton Faleiro e Gleisi Hoffmann, presidente nacional o PT, e a presidente do partido no município, a professora e Dra. Socorro Pena.

Também foram abordados temas relacionados à classe LGBTs e indígenas. Em sua fala, Haddad também fez questão de mencionar a decisão de ontem do Supremo Tribunal Federal (STF) de criminalizar a homofobia, mostrando que o país não vai aceitar o preconceito e o ódio pregados por Bolsonaro: “Nosso Brasil é o Brasil que se expressou pela decisão de ontem no STF, de que não vamos aceitar nenhuma descriminação, preconceito.”

Ao site Na Mídia Brasil, a deputada federal Gleisi Hoffmann disse que o envolvimento dos jovens é muito importante na política e em defesa da educação. “É muito importante e fundamental pra gente renovar as lideranças e a juventude que tem uma disposição maior de luta e resistência está sendo importante nessas manifestações. Os estudantes serão os protagonistas de uma grande campanha de luta no Brasil”, finalizou a deputada.

A caravana seguiu para a capital do Estado ainda nesta sexta-feira.


Postar um comentário

0 Comentários