Últimas Notícias

Católicos vão às ruas de Santarém celebrar o Corpus Christi


Na próxima quinta-feira (20), a Igreja celebra o Corpus Christi (Corpo de Deus, na tradução), com duas procissões na cidade de Santarém, oeste do Pará, saindo às 17h. Uma sairá da Igreja Santa Rita de Cássia, bairro Floresta, e outra da Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal. As procissões encerram na praça da Igreja Santíssimo Sacramento, bairro Santíssimo, com Missa campal na chegada.

Trajeto das procissões

Procissão 1 – Saída da Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal. Trajeto: Av. Plácido de Castro, Trav. Frei Ambrósio, Av. Borges Leal, Trav. José Agostinho até a Praça da Igreja Santíssimo Sacramento.

Procissão 2 – Saída da Igreja Santa Rita de Cássia, bairro Floresta. Trajeto: Rua Maravilha, Rua Couto Magalhães, Av. Moaçara, Rodovia Santarém-Curuá-Una, Av. Elinaldo Barbosa, Trav. José Agostinho até a Praça do Santíssimo.

Celebrar o Corpus Christi

O dia do Corpo de Deus é quando a Igreja comemora solenemente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É o único dia do ano em que Jesus, na hóstia consagrada, sai às ruas em procissão.

Neste dia, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, no qual o próprio Senhor se faz presente como alimento na caminhada de cada cristão.

Origem

A celebração da festa de Corpus Christi teve origem na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon. Ela recebia visões nas quais o próprio Cristo lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. A primeira procissão eucarística ocorreu em 1247 nas ruas de Liege, na Bélgica.

A festa do Corpo de Deus foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. O Papa Clemente V tornou a festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

Fonte: Divulgação I Pascom Diocesana

Postar um comentário

0 Comentários