Últimas Notícias

Partidos políticos em Santarém começam a se movimentar de olho na Prefeitura em 2020


Ainda faltam um ano e três meses para as eleições municipais de 2020, mas já tem muito partido político se articulando para alcançar a Prefeitura de Santarém, no próximo ano. Nos bastidores, surgem muitos pretensos candidatos ao cargo de prefeito da segunda mais importante cidade do Pará. Na lista dessa disputa, alguns nomes já são conhecidos do eleitor santareno. Outros, porém, aventuram-se nessas águas pela primeira vez e testam sua popularidade a partir das redes sociais. De certo que tudo, por enquanto, são apenas especulações e conjecturas, sobretudo dos caciques que não querem ficar de fora do páreo.

Ao que tudo indica, Nélio Aguiar (DEM), atual prefeito da Pérola do Tapajós, deve concorrer à reeleição. Apesar da sua baixa popularidade e de ainda não ter feito nem metade do que prometeu na campanha, o Democrata é um forte candidato. Mas até o início da campanha eleitoral propriamente dita, ele ainda vai ter que pular muitas pedras que vão surgir pelo caminho. Saúde, transporte público, educação e, principalmente a parte da infraestrutura da cidade, são alguns dos gargalos desse governo. Nestes setores, as reclamações da população se avolumam à medida que os dias vão se passando.

Partidos como PV, PSDB, MBD, PT, PSOL, PDT, PCdoB, PSB, Novo, Cidadania e PSL começam a movimentar suas peças no tabuleiro político para o pleito municipal. Os dois primeiros dessa lista, PV e PDSB, estão apostando suas fichas nos seus representantes na Câmara Municipal. Valdir Matias Jr., presidente do PV, e Ney Santana, do PSDB, figuram como nomes certos na corrida pelo Palácio Senador Jarbas Gonçalves Passarinho. Valdir está no seu quarto mandato como vereador e atualmente é o primeiro vice-presidente do Poder Legislativo. Já exerceu vários cargos na administração pública municipal, na gestão do ex-prefeito Alexandre Von. Foi secretário de Planejamento, Desenvolvimento e Turismo. Além disso, é considerado um dos políticos mais técnicos de Santarém. Seu nome aparece sempre nas listas de pesquisas que circulam em grupos nas redes sociais. O Partido Verde deve anunciar nas próximas semanas a sua pré-candidatura.

Outro nome forte e já definido como pré-candidato é o do também vereador Ney Santana. O tucano tem o apoio da cúpula do PSDB em Santarém para disputar o cargo majoritário. Empresário do ramo da navegação, Ney está no seu segundo mandato parlamentar.

Outros nomes também se alvoroçam com o aproximar do pleito eleitoral. Dentre eles, estão Ubirajara Bentes, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Santarém, que se anuncia como pré-candidato pelo PSB; o médico Bruno Moura, do Partido Novo, possivelmente pode vir a ser pré-candidato; Jarsen Guimarães, pelo PDT; o jornalista Jota Ninos, do PCdoB, que anunciou recentemente em uma rede social que vai concorrer ao cargo de prefeito em 2020.

Tem ainda a ex-prefeita Maria do Carmo Martins, que apesar de não se declarar oficialmente como pré-candidata, é um dos nomes sempre lembrados pelos eleitores em todas as pesquisas feitas até aqui. De certo que o partido dela, o PT, estará na disputa no próximo ano.

As estratégias começam a se desenhar neste período que antecede a campanha eleitoral. De olho pela Prefeitura, alguns possíveis candidatos procuram por protagonismo na cena política. Uns criticam o governo, outros se aproveitam das redes sociais para apresentar suas ideias aos eleitores.

Mas até outubro de 2020, ainda tem muita água para passar debaixo dessa ponte.

Postar um comentário

0 Comentários