Últimas Notícias

Instituto Alcoa e Evoluir entregam material lúdico para alunos da rede municipal de Juruti


Desde 2014, o Programa ECOA instaura nas escolas de Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Luís/MA, metodologias de engajamento a partir do diálogo, da pesquisa, da troca de experiência e da reflexão sobre práticas positivas para o ambiente de ensino. Como resultado, sua ação promove a criação e o desenvolvimento de projetos sustentáveis, que são administrados e protagonizados por membros das comunidades escolares.

Realizado pelo Instituto Alcoa em parceria com a Evoluir – Educação Transformadora e as secretarias de educação dos três municípios, o programa também propõe uma série de atividades paralelas para tornar o aprendizado mais significativo para educadores e estudantes. A partir do dia 23/9, como parte destas ações, cinco escolas de Juruti (Batista Dilma Roosli, Getúlio Vargas, Grigório Araújo, Nossa Senhora da Saúde e Rosa de Sarom) receberão kits T-BOX do projeto ‘Tinkering’, que são compostos por materiais para a realização de inúmeras atividades criativas. Estes conjuntos foram idealizados a partir de uma forma de trabalho conhecida como “educação mão na massa” - tinkering - e explora atividades em que o participante é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.. De acordo com Marina Maluta, coordenadora de projetos da Evoluir, “os kits do programa Tinkering vem ao encontro dos princípios do Programa ECOA na medida em que instiga a criação e criatividade a partir de objetos simples, do dia-a-dia, o que torna sua ação conectada com o contexto e a realidade das comunidades escolares”.

Para Monica R. Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa, “o Programa ECOA estimula práticas inovadoras de ensino e a proposta do Tinkering contribui para que educadores e alunos vivenciem o processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica, interativa e divertida”.

Desde 2014, o ECOA já contou com a participação de 49 escolas, mais de 58 mil estudantes e 733 professores, realizando mais de 290 projetos, como hortas, bibliotecas comunitárias, parquinhos, mutirões de limpeza e campanhas públicas de conscientização ambiental, entre outros.

Serviço: Entrega dos kits
Data: de 23 a 27/9
Locais e Horários:
23/09 - Escola Rosa de Sarom, às 9h
24/09 - Escola Getúlio Vargas, às 9h
25/09 - Escola Grigório Araújo, às 8h30
26/09 - Escola Nossa Senhora da Saúde, às 9h
27/09 - Escola Batista Dilma Roosli, às 10h

ESCOLAS MUNICIPAIS BENEFICIADAS
Batista Dilma Roosli, Getúlio Vargas, Grigório Araújo, Nossa Senhora da Saúde e Rosa de Sarom

Fonte: Temple Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários