Últimas Notícias

Projeto Cultural Ciranda das Artes promove oficinas em Escolas Públicas


O município de Santarém oferta de 35 oficinas culturais abrangendo diversos segmentos, sendo as atividades direcionadas para 15 escolas públicas, através do Projeto Ciranda das Artes, uma realização do Ministério da Cidadania e Namazônia. As escolas contempladas estão localizadas nos bairros populares. As escolas contempladas estão localizadas em bairros populares e o projeto pretende alcançar em torno de 700 estudantes da rede pública de ensino.

Durante o primeiro semestre, etapa de planejamento, aconteceram as visitas técnicas e formação de parcerias, sendo realizado levantamento das demandas culturais junto às escolas visitadas. Nesse mesmo período, três educandários da rede municipal receberam oficinas de iniciação à fotografia e desenho artístico. O projeto conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e UFOPA.

Segundo a responsável pelo projeto, Fatinha Silva, o objetivo é contribuir na ampliação da dimensão socioeducativa na instrução escolar de adolescentes e jovens por meio da arte e da cultura. “Queremos dar a eles habilidades de linguagens artísticas capazes de facilitar o desenvolvimento global, como cidadãos intérpretes da sua própria cultura”, destacou.

Um dos focos do “Ciranda das Artes” é criar espaços de contato interacional não só crianças e adolescentes, mas também de suas famílias, com novas formas de se expressar e comunicar através da arte e da cultura, promovidas por atividades de criação, produtividade e entrada no campo profissional da arte-educação. O projeto vem também para despertar e revelar talentos.

Escolas e oficinas
O projeto ofertará, gratuitamente, aulas de artes circenses, danças regionais e urbanas, fotografia, audiovisual, desenho, DJ, teatro, pintura, cerâmica tapajônica, e pretende também atender às demandas que forem detectadas junto ao público a ser agraciado pelo projeto.

Na escola municipal São Francisco de Assis, localizada no bairro São Francisco, já está sendo realizada a oficina de artes circenses (perna-de-pau). Na Escola Estadual Aluísio Martins, a oficina ofertada é de cerâmica tapajônica.

Durante todo esse segundo semestre, o projeto estará em plena ação. As oficinas acontecem em dois turnos: manhã e tarde, sem interferirem no horário normal das aulas. A coordenadora do projeto explica que ao final das oficinas ocorrerá uma grande apresentação para a população santarena.

Fonte: Ascom/Natashia Santana

Postar um comentário

0 Comentários