Últimas Notícias

Retratos da Terra - Exposição de fotos mostra trabalho de jovens artistas de Juruti


A exposição será realizada de 13 de setembro a 13 de outubro no Clíper Arco-íris. As fotos são de jovens da comunidade jurutiense, do artista local Frank Walace e da fotógrafa Karina Bacci, do Museu de Arte Moderna de São Paulo

A exposição Retratos da Terra será destaque, de 13 de setembro a 13 de outubro no Clíper Arco-íris da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Juruti, Oeste do Estado do Pará. A entrada é gratuita. A exposição é o resultado de um projeto de mesmo nome, realizado em Juruti no mês de abril passado, com a participação de jovens da cidade, com o patrocínio da Alcoa e parcerias do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e da Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Turismo de Juruti (SECDET).

Durante algumas semanas, 20 jovens de várias comunidades de Juruti, selecionados por meio de edital pelo IJUS Jovem e pela SECDET, participaram de um workshop com a fotógrafa e curadora do projeto, Karina Bacci, profissional com passagens por grandes museus e centros culturais brasileiros, como o Museu de Arte Moderna (MAM-SP), SESC e Casa Mário de Andrade, em São Paulo. Os jovens receberam formação técnica sobre fotografia a fim de saírem a campo com o objetivo de retratar as belezas naturais, sociais e culturais da cidade por meio da diversidade de olhares, além de estimular novos talentos na juventude.

O resultado desse material é uma exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história da cidade. O fotógrafo de Juruti, Frank Walace também foi convidado para apresentar o olhar de um artista local sobre o tema. A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos na comunidade, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão.

A diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Alcoa, Michelle Shayo, destacou que a Alcoa valoriza as comunidades onde atua, “por isso, o incentivo a projetos como o Retratos da Terra, que fazem com que os cidadãos amplifiquem seus olhares sobre seus territórios e deixem seu legado como forma de arte para a cidade”.

Para a curadora do projeto, Karina Bacci, a exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos. “Trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes como a natureza, o meio ambiente, o cotidiano local e as festividades mais importantes”, explica Bacci, que também apresenta suas fotos na exposição.

O projeto Retratos da Terra é realizado pela empresa Elo3, com amparo na Lei Federal de Incentivo à Cultura, nº 8.313/91- Lei Rouanet. A diretora da Elo3, Soraya Galgane destaca que “o objetivo do projeto é estimular os jovens a se colocarem perante a sociedade como cidadãos protagonistas. Para isso, devem conhecer e entender de sua realidade e cultura”.

Serviço
Exposição Retratos da Terra
Entrada: Gratuita
Abertura: 13/09, às 10h30
Visitação: 13 de setembro a 13 de outubro.
Clíper Arco-íris da Paróquia Nossa Senhora da Saúde
Rua Marechal Rondon, s/n, 68170-000, Centro, Juruti – PA
Horários: Segunda à sexta, das 08 às 12h e das 16h às 20h | Sábado e domingo, das 16h às 21h.

Fonte: Ijus

Postar um comentário

0 Comentários