Últimas Notícias

Vara do Júri completa 10 anos e relança Projeto Jurado Voluntário


A 3ª Vara Criminal de Santarém - Privativa do Tribunal do Júri, completa 10 anos de atividades no próximo dia 11. Para comemorar a data, o atual juiz titular da Vara do Júri, juiz Gabriel Veloso de Araújo, realizará neste dia uma solenidade especial com entrega de certificados a pessoas que contribuíram com os trabalhos desta unidade judiciária.

E como parte dos festejos dos 10 anos da Vara do Júri, o juiz anuncia a reabertura do Projeto Jurado Voluntário (PJV), cujas inscrições iniciam nesta segunda-feira (02) e se estendem até o dia 30/09.

Projeto - Esta será a 3a. fase do PJV, criado pelo ex-juiz titular da vara, Gerson Marra Gomes, quando esta completou cinco anos em 2014. À época, foram ofertadas 10% de vagas entre os 500 nomes que são sorteados anualmente para compor o corpo de jurados, mas apenas 21 pessoas se inscreveram e não houve reedição do projeto nos anos seguintes.

Em 2017, Gabriel Veloso que havia asssumido a titularidade da Vara do Júri um ano antes, resolveu lançar uma segunda edição que teve 70 voluntários inscritos. No ano passado, em função das eleições, o juiz preferiu não repetir o projeto deixando-o para este ano, como parte dos festejos dos 10 anos da Vara.

Como nas edições anteriores, qualquer cidadão entre 18 e 60 anos, que não tenha antecedentes criminais e que saiba ler e escrever, pode se inscrever para integrar a lista de 500 nomes que estarão à disposição do juiz para serem sorteados para os júris de 2020. A inscrição não garante a participação nos júris, pois ainda vai ocorrer o sorteio das turmas de jurados a cada dois meses.

Os interessados em participar do PJV devem ir ao Fórum da Comarca de Santarém, a partir do dia 02/09 até 30/09, para maiores informações na Secretaria da 3a. Vara Criminal, no horário das 08h00 às 14h00.

As informações são do TJ/PA

Postar um comentário

0 Comentários