Últimas Notícias

Juruti recebe evento de celebração do programa ecoa em dia de muitas atividades culturais


No decorrer dos últimos três anos o programa ECOA, parceria entre o Instituto Alcoa, Evoluir e a Secretaria de Educação Municipal, promoveu a união entre alunos, educadores e comunidades de Juruti/PA para a criação e desenvolvimento de ações sociais benéficas a todos. Este processo, baseado na Aprendizagem Baseada em Projetos e na Aprendizagem Social, gera, anualmente, ferramentas de crescimento individual e coletivo de milhares de participantes, que por sua vez deixam legado positivo por meio de cada projeto realizado. Para celebrar a finalização do ciclo 2019 do ECOA no município, em 10/12, entre 8h e 12h, o Salão Comunitário ‘Bom Pastor’ será palco do evento dedicado aos seus participantes, que poderão participar de uma série de apresentações artísticas e feira de projetos.

A programação do evento contará com dança, declamação de poesia, apresentação musical e paródia apresentados por alunos das escolas participantes do ECOA, em sessões para todos os presentes. Além destas atividades será realizada uma feira de projetos, que será mais um espaço de interação e exibição das iniciativas realizadas em 2019, com cada uma delas ocupando um estande personalizado com materiais e imagens relacionadas às atividades realizadas pelos coletivos. Uma mesa de debate entre integrantes das escolas também enriquecerá a programação, que contará com representantes das escolas escolas municipais do 2o ciclo do programa - Batista, Getúlio Vargas, Grigório Araújo, N. Sra. da Saúde, Rosa de Sarom e Anexo São Pedro -, bem como representantes das escolas que participaram do Ciclo I do programa.

O ECOA instaura nas escolas metodologias de engajamento a partir do diálogo, da pesquisa, da troca de experiência e da reflexão sobre práticas positivas para o ambiente de ensino. Inúmeros projetos protagonizados por membros das comunidades escolares beneficiadas pelo programa renderam melhorias sociais de rendimento a médio e longo prazo.

O programa promove apoio pedagógico e acompanhamento da construção coletiva dos projetos em curso nas escolas. As “Missões ECOA” também fazem parte do processo e atuam como um jogo colaborativo realizado no contraturno escolar, que tem como objetivo trabalhar em equipe para realizar uma transformação positiva na escola e comunidade a partir do desenvolvimento de projetos.

Desde 2014, o programa já contou com a participação de 49 escolas, mais de 58 mil estudantes e 733 professores, realizando mais de 290 projetos, como hortas, bibliotecas comunitárias, parquinhos, mutirões de limpeza e campanhas públicas de conscientização ambiental, entre outros

Evento de Celebração do Programa Ecoa

Data: 10/12
Horário: Das 8h às 12h
Local: Salão Comunitário ‘Bom Pastor’ / Rua Belém - Juruti
Escolas municipais participantes
Escolas Rosa de Saron, Getúlio Vargas, Grigório Araújo, N. Sra. da Saúde, Batista e Anexo São Pedro

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 23 anos no mercado, a Evoluir – Educação Transformadora é especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, cria ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa.
A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir recebem apoio por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares. Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho de educandos ao longo do processo.
Fonte: Temple Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários