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Novembro Azul alerta para possíveis sintomas de câncer


O câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens no Brasil. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que 68.220 novos casos da doença ocorreram em 2018, sendo a obesidade, idade acima de 55 anos e histórico familiar os principais fatores de risco.

Para informar a população masculina sobre os sintomas que podem indicar problemas na próstata, foi criada na Austrália, em 2003, a campanha Novembro Azul, que mobiliza governos, empresas, profissionais da saúde e diversas comunidades ao redor do mundo. Nas indústrias do Pará, os cuidados com o bem-estar dos colaboradores são reforçados com as campanhas internas de Novembro Azul, que informam por meio de palestras com profissionais de saúde, cartazes e mensagens na área de trabalho dos computadores.

Na Alubar, empresa líder de mercado que oferece soluções em cabos elétricos de alumínio e cobre, a palestra teve tom de informação não apenas sobre câncer de próstata, mas também outras doenças que podem apresentar sintomas similares. “A conscientização gera qualidade de vida em casa, no meio social e também no ambiente de trabalho. Por isso, ao longo do ano, promovemos campanhas voltadas para saúde e bem-estar, incentivando os colaboradores a se conhecerem e se cuidarem caso os sintomas se apresentem”, afirmou Karine Mamoré, responsável pela execução do Programa de Qualidade de Vida Viva Bem, da Alubar.

Para o Técnico em Segurança do Trabalho da Alubar, Rafael Serrão, o investimento em palestras traz um retorno significativo no bem-estar de colaboradores. “Mesmo no caso do Novembro Azul, a empresa leva informações de saúde a homens e mulheres. Assim, todos podem contribuir para espalhar a mensagem de prevenção e atenção aos sintomas do câncer de próstata, dentro e fora da empresa”, afirma.

Prevenção para empregados e comunidade
Em Porto Trombetas, Oeste do Pará, a campanha Novembro Azul, conduzida pelo Hospital de Porto Trombetas (HPTR), da Mineração Rio do Norte (MRN), atende a comunidade vizinha, empregados da MRN e funcionários de empresas terceirizadas, que participam de palestras e Diálogos Diários de Segurança (DDS).

A enfermeira Roseane Fragoso, do HPTR, apresentou no dia 6 um DDS especial para 335 colaboradores terceirizados na Mina Monte Branco. Os DDS, pautados em prevenção do câncer de próstata, importância da consulta e de exames para diagnóstico precoce, irão continuar até dia 30 em outras minas e no ambulatório da Feirinha da Vila de Porto Trombetas. Dia 12, a técnica de enfermagem Francineida Rodrigues de Souza apresentou a palestra sobre o tema para comunidades ribeirinhas e do entorno do ambulatório. Dia 13, a enfermeira Roseane Fragoso apresentou a palestra para dezenas de empregados no escritório central da MRN.

Por meio da campanha, a empresa tem garantido maior sensibilização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. “Na campanha, percebemos que há uma grande procura por consultas com o urologista do hospital, além de agendamentos de exames de sangue e diagnósticos especializados, mostrando que conseguimos efetivar a conscientização”, comenta Ana Maria Cardoso Reimão, Gerente de Enfermagem do HPTR.

Fonte: Temple Comunicação

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