Últimas Notícias

​Ethos... Estamos no caminho da sustentabilidade


O Centro de Convenções da Amazônia em Belém, foi palco da Conferência Ethos. O evento ocorreu no último dia 28. Elber Diniz, Gerente de Projetos do Instituto Juruti Sustentável IJUS, Feliph Rocha, Diretor de Juventude, foram palestrantes em dois palcos da conferência. Bárbara Espínola, Secretária Executiva do IJUS participou fortalecendo os relacionamentos no dia.

A Conferência Ethos promove a cada ano o conhecimento sobre os fluxos econômicos, produtivos e políticas públicas que, da floresta às cidades amazônicas, possam concretizar os arranjos locais, nacionais e internacionais pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Hoje o cenário da Amazônia é de grandes desafios, enfrentando sérios problemas como as queimadas, e trazer pra discussões o que grandes empresas e a sociedade vem trabalhando e o que está dando resultado positivo pro desenvolvimento da região é de suma importância. Considerando a Floresta, os Rios, as Pessoas que aqui estão, para que juntos possamos fazer uma reflexão sobre a efetividade destas ações.

No Palco Políticas Públicas e experiências para valorização econômica da Floresta em pé. Elber participou de discussões juntamente com o Projeto Saúde e Alegria, "Apresentar o que o Instituto Juruti Sustentável vem trabalhando pra atingir o desenvolvimento Sustentável da região. Foi um momento ímpar para nós." Afirmou Elber. Destacou ainda a diversidade de organizações presentes e como a temática está viva em ações pelos presentes. Complementou "Mostrar nossos valores e como conseguimos atuar mesmo diante de todos os desafios. Foi uma grande troca, onde fomos e também motivamos pessoas e outras pessoas e organizações nesta jornada pela sustentabilidade, mostrar que é sim possível e estamos no caminho da sustentabilidade".

O Ijus foi citado como uma oportunidade na mesa de "Transparência, integridade e a repartição de benefícios com comunidades tradicionais e extrativistas". Como uma boa prática para apoiar novos superficiários na repartição de benefícios demonstrando transparência e capacidade institucional.

Feliph, com o tema, Sistemas de Pequenos Negócios Conectados com a Biodiversidade e com a Realidade Local pôde relatar a experiência em Juruti, os trabalhos que a juventude vem desenvolvendo. "Muitos jovens não pretendem sair da floresta e ir pra cidade. Percebem o grande potencial que tem na Floresta. Este foi um dos aprendizados e reflexões que o projeto JURUTI UP pode abstrair a partir dos trabalhos desenvolvidos com a juventude de Juruti".

Ascom/IJUS


Postar um comentário

0 Comentários