Últimas Notícias

Maria do Carmo lidera pesquisa para Prefeitura de Santarém


O blog do Jeso Carneiro publicou na tarde desta segunda-feira (13), a primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará. O levantamento foi feito pela Destak, no período de 9 a 12 deste mês e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-00475-2020. A ex-prefeita Maria do Carmo Martins Lima (PT) vence com larga vantagem em todos os cenários simulados na pesquisa da Destak. Maria foi prefeita do município por dois mandatos, entre os anos de 2005 a 2012. Até hoje, seu nome é bem avaliado e lembrado pela população santarena.

Foram entrevistadas 621 eleitores nas zonas urbana e rural do município. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Na espontânea, quando os entrevistados listam livremente o nome de seus candidatos, Maria lidera com 31%. Atual prefeito, e candidato à reeleição, Nélio Aguiar (DEM), aparece em 2º (17%). Em seguida o tucano Ney Santana (9%).

Os demais nomes citados têm entre 1% e 0,22%.

Os eleitores que ainda não sabem em quem irão votar no dia 4 de outubro deste ano (1º turno) somam quase 30%.

Estimulada – cenário 1 Na pesquisa estimulada da Destak, num cenário em que são listados 10 pré-candidatos a prefeito, a petista também lidera. Desta vez com 50%. Seguem-na Nélio Aguiar (19%) e Ney Santana (13%).

Coronel Tomaso (Patriota) é o 4º colocado. Seguido do vereador Valdir Matias Jr., do PV, com 2%.

Os demais cravaram 1% — Birinha (PSB), João da Massamix (PSC), Jota Ninos (PCdoB), Jackson do Folclore (PSL) e Jarsen Guimarães (PDT).

O percentual dos que não sabem/não responderam foi de 5% e os entrevistados que disseram que votarão em branco ou nulo é de 2%.

Estimulada – cenário 2 e 3 A Destak também simulou um cenário com apenas os 3 candidatos mais citados na estimulada — Maria, Nélio e Ney Santana.
Maria ficaria à frente com 53%. Por quanto da margem de erro da pesquisa (3,5%, para mais ou para menos), Nélio (20%) e Ney (17%) ocupariam o 2º lugar, num empate técnico.

Em um cenário sem o nome da ex-prefeita Maria do Carmo, o tucano Ney Santana venceria o confronto com Nélio Aguiar por 39% a 25%, respectivamente, em 2º turno.

Estimulada – 2º turno Num eventual 2º turno entre Maria e Nélio, o cenário previsto pela Destak, se a eleição fosse hoje, teria a configuração abaixo:

Rejeição

O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Santarém listados na pesquisa da Destak é o de Nélio Aguiar (DEM), que lidera 35%. Maria é a 2ª mais rejeitada (11%), seguido de João da Massamix (7%) e Birinha (6%). Professor Jarsen Guimarães (PDT) tem a menor rejeição: 2%.


As informações são do Blog do Jeso

Postar um comentário

0 Comentários