Últimas Notícias

Prefeitura de Juruti e IJUS pautam dar mais transparência aos recursos do CFEM


Durante uma reunião com todas as secretarias municipais, procuradoria jurídica do município, o prefeito de Juruti, Manoel Henrique Gomes Costa, anunciou às lideranças do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), que visando dar ainda mais transparência aos recursos provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), está propondo a criação de um Fundo Municipal Local específico. O recurso é compensação obrigatória paga pela Alcoa pela mineração de bauxita no município de Juruti. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (20).

Uma das alternativas seria o Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS), que já tem um reconhecimento federal de transparência. Na oportunidade a diretora da secretaria geral do IJUS, Deise Melo, destacou “O município já possui um fundo com essas características, apenas seria necessário criar uma pasta específica dentro do FUNJUS”.

O prefeito ainda reforçou a importância das Secretarias fortalecerem sua atuação no IJUS, destacou que o mesmo vem trabalhando em várias frentes estratégicas pelo desenvolvimento do município e da região, confirmando o interesse público dos benefícios gerados pelo Instituto. Na próxima semana será realizada uma nova reunião, onde será detalhado como dar encaminhamento e efetivar o melhor formato da utilização e transparência nos recursos do CFEM.

.

O IJUS foi certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) em 2008 pelo Ministério da Justiça, sendo ratificado pelo Governo do Estado do Pará neste ano como organização de interesse público. Em sua trajetória de 11 anos de atuação, já apoiou 49 projetos socioambientais em Juruti e entorno, investindo mais de R$ 1 milhão, além de atrair novas parcerias à região.

Fundo do IJUS (FUNJUS) - Entendendo melhor O Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS), um dos órgãos que compõem o IJUS. É um instrumento financeiro para realizar investimentos efetivos na concretização de ações que promovem a sustentabilidade de Juruti e no seu entorno.

Conheça o IJUS, acesse www.ijus.org.br Apoie ações pela sustentabilidade na região oeste do Pará.

Fonte: Divulgação I IJUS


Postar um comentário

0 Comentários