Últimas Notícias

Aulas na rede municipal serão suspensas em Santarém (PA)


As aulas da rede municipal de ensino em Santarém, no oeste do Pará, serão suspensas a partir da próxima segunda-feira (23), anunciou na noite desta terça-feira (17), o prefeito Nélio Aguiar, em vídeo divulgado em suas redes sociais. A medida é mais uma forma de prevenção contra o novo coronavírus. Apesar de não ter sido registrado nenhum caso no município, a Prefeitura achou por bem suspender as atividades nas escolas públicas, creches, CRAS e no Centro de Convivência do Idoso, também a partir do dia 23. Nélio anunciou ainda, a proibição de eventos com público superior a 500 pessoas. “São medidas drásticas, mas extremamente necessárias”, justificou o prefeito de Santarém.

A intenção é evitar aglomerações e garantir que a população se mantenha livre do Covid-19. Pela determinação do gestor municipal, as aulas só retornam no dia 5 de abril.

Rede estadual de ensino
Logo cedo, em Belém, o governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou a suspensão já a partir desta quarta-feira (18), das aulas da rede estadual de ensino em todo o Pará. Também por meio de vídeo divulgado nas redes sociais do governo do estado, Helder informou que as aulas estarão suspensas até o dia 31 de março. A medida vale também para as escolas técnicas e a Universidade do Estado do Pará (Uepa). Somente a distribuição da merenda escolar será mantida, e os estudantes poderão buscá-la diariamente onde estão matriculados, no mesmo horário em que é servida na escola. A suspensão das aulas é uma medida provisória, mas poderá ser estendida se houver necessidade.

O ato ocorre em cumprimento às ações de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus.

O governador afirmou ainda que até o momento, nenhum caso confirmado da doença no Pará, mas que a decisão é uma das medidas de prevenção e preparo para uma eventual confirmação. Os protocolos e procedimentos de contingência foram definidos ainda em janeiro, tão logo o vírus começou a se espalhar pelo planeta.

"Estamos preparados para este momento, mas em respeito a todas as famílias, e em decorrência das ações de prevenção, estaremos suspendendo, até o próximo dia 31, as aulas da rede estadual de ensino. A medida vem em respeito a todos os servidores, alunos e seus familiares, pedindo que aproveitem esse momento para ficar em casa, evitar a circulação. Isto tudo colabora na prevenção", reiterou Helder Barbalho.

Ufopa
Na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), as aulas estão mantidas até a próxima avaliação do Comitê Permanente de Crise, que faz o monitoramento diário do contexto regional e local relativo à pandemia da Covid-19. Por outro lado, os eventos programados para os campis da universidade seguem suspensos.

Iespes
O Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) está com as aulas suspensas até o dia 21 de março.

Ceuls/Ulbra

O Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) suspendeu suas aulas nesta terça-feira (17). As atividades só retornam no dia 31 de março.

Unama
O Centro Universitário da Amazônia (Unama), também decidiu suspender hoje suas atividades. As aulas voltam no dia 30 de março.

IFPA
O Instituto Federal do Pará (IFPA), vai suspender suas atividades a partir da próxima quinta-feira (19). e só retorna no dia 12 de abril.

Escolas particulares
Os colégio Batista e Dom Amando também optaram por suspender suas aulas como forma de prevenção.

Postar um comentário

0 Comentários