Últimas Notícias

Projeto do Hospital de Porto Trombetas incentiva preservação do meio ambiente


O Projeto Crescer Juntos realizado no hospital, localizado em meio à floresta Amazônica, oferece às mães de recém-nascidos mudas de árvores para simbolizar a nova vida
Unir a manutenção do meio ambiente com a qualidade nos cuidados à saúde, é uma das propostas do Projeto Crescer Juntos, do Hospital de Porto Trombetas (HPT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Oriximiná (PA).

A iniciativa consiste em entregar uma muda da árvore Ipê para as mães de cada recém-nascido da maternidade da unidade. A intenção é marcar o momento único de cada nascimento com a muda e vê-la crescer juntamente com cada criança. Para que a árvore dure e ajude na manutenção do meio ambiente, também são entregues para as famílias orientações de plantio e de cuidados com o Ipê.

A ideia do projeto surgiu no início do mês de fevereiro, com a história do paciente Rodrigo Caio Cardoso de Almeida. O pequeno deu entrada no hospital com apenas 16 dias de idade, e foi internado com um quadro grave de Sepse, doença infecciosa que atinge diversos órgãos.

Após 12 dias de tratamento na unidade, o bebê Rodrigo apresentou melhora e recebeu alta. “Ele já não era considerado pela equipe um recém-nascido, mas foi por meio do trabalho da equipe do Hospital de Porto Trombetas que, para nós e para sua família, ele pôde nascer de novo”, declara Aída Picanço Cabral, enfermaria do HPT.

Logo após a história, a Gerência do Departamento de Saúde junto com o Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente – NQSP e o Grupo de Humanização, deram início ao projeto, com a família do pequeno Rodrigo como primeiro participante. Em média, a unidade registra 14 nascimentos por mês, e todas as famílias receberão a muda gratuitamente.

O Hospital de Porto Trombetas é uma unidade localizada à oeste do Estado do Pará, no meio da floresta amazônica, onde não há acesso rodoviário e o trajeto é feito apenas por meios fluviais e aéreos. O hospital é referência para a população ribeirinha da região e funcionários da mineradora Rio do Norte.

Geovana Batista Cardoso, mãe de Rodrigo, se emocionou com a novidade: “Foi um momento difícil que superamos e hoje, podemos voltar para a comunidade com Rodrigo nos braços. Vamos cuidar dessa árvore com muito carinho para nunca nos esquecermos dessa vitória”, afirma a mãe, moradora da comunidade ribeirinha Lago do Flexal, localizada às margens do Rio Trombetas.

O Projeto Crescer Juntos ressalta o atendimento humanizado realizado no hospital. No HPT, os recém-nascidos e as mães recebem orientações de primeiros cuidados, vacinas, aleitamento materno, entre outras, por meio da equipe multiprofissional, e de presente, um calendário especial, com a foto do bebê, que indica todos horários de vacinas e datas agendadas de consultas.

Sobre o Hospital de Porto Trombetas
O Hospital de Porto de Trombetas foi criado em 1997 para atender os funcionários da mineradora Rio do Norte, e gerenciado desde então pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A unidade é referência para mais de seis mil pessoas, com atendimento médico ambulatorial e de pronto atendimento gratuito para a população ribeirinha da região.

Com 22 leitos, a unidade possui clínica médica e atua em várias especialidades como ortopedia, cardiologia, ginecologia. O hospital também adota práticas sustentáveis, entre elas o tratamento do esgoto gerado e incentivo à economia de energia, a fim de minimizar os impactos ambientais causados por suas atividades.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

As informações são da Pró-Saúde

Postar um comentário

0 Comentários