Pular para o conteúdo principal

Equipe do Barco Papa Francisco realiza parto na comunidade de Arapiuns


A dona de casa Railene Maria Pinto, de 35 anos, deu a luz à pequena Lainara Pinto, na noite da última quarta-feira (24), na comunidade de Arapiuns, em Santarém, oeste paraense. Mãe e filha foram atendidas pela equipe do Barco Hospital Papa Francisco e São João Paulo II , que realizou o parto na comunidade e depois as encaminhou para cuidados especiais na embarcação. O barco realiza o trabalho de saúde às comunidades ribeirinhas da região com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Os médicos Camila Nazareth, Taís Guiotto, Tatiana Rosa e a pediatra Ana Clara Rabello souberam do parto depois que a estudante Raiana Pinto, filha da gestante Railena, se dirigiu até a embarcação e pediu ajuda da equipe de saúde para o trabalho de parto. A criança já estava nascendo dentro de uma pequena embarcação onde Railena estava. "O parto aconteceu no barquinho da mãe, Railena. A criança já estava nascendo. A equipe médica desceu ao barquinho, fez o parto e depois levou a mãe para um leito no barco Papa Francisco. Isso era por volta de 21h30 da noite, mas a equipe agiu rápido e deu tudo certo", conta o Frei Joel Soares, coordenador do projeto.

O Frei lembra que, nos serviços da embarcação, já nasceu um menino em cesárea, na cidade de Faro, também na região oeste do estado. "Agora veio uma menina, num parto surpresa. Todos se mobilizaram no barco hospital para ajudar o nascimento da Lainara. Foi um momento muito especial. Agradeço a Sespa, o poder público municipal, e todas as pessoas envolvidas nessa situação. A nossa missão no barco é ajudar o povo", disse ele.

A pequena Lainara Pinto e a mãe, Railene Pinto, ficarão sob os cuidados da equipe médica do barco até que tenham alta médica. Ambas passam bem. "É com muita felicidade que recebemos a notícia de que a equipe do Barco Hospital Papa Francisco conseguiu ajudar no nascimento da pequena Lainara, que aconteceu próximo à embarcação e precisou da ação imediata de seus servidores para realizar o parto. Que seja uma criança muito bem vinda e parabéns a todas as pessoas envolvidas nesse trabalho! Isso mostra a importância do Barco Hospital em continuar ajudando na saúde da população do interior do Pará", frisou o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho.

Balanço

A 43ª Expedição do Barco Hospital Papa Francisco e São João Paulo II promoveu atendimentos nas comunidades Parauá e Suruacá, em Santarém, no Baixo Amazonas na primeira quinzena de novembro. Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foram realizados 5.814 procedimentos médicos e clínicos e cirúrgicos. (Ag. Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja fotos do apartamento onde Chorão foi encontrado morto

Imagens obtidas pela imprensa paulista mostram o estado que estava o apartamento do cantor Chorão, do  Charlie Brown Jr, , encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (6). Nas fotos é possível ver que o imóvel estava bastante danificado, além de uma grande quantidade de embalagens de bebidas alcoólicas encontradas. Ao deixar o apartamento de Chorão, o delegado Itagiba Vieira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que o imóvel estava muito danificado, num "processo de deterioração". Itagiba acredita que os danos tenham sido feitos pelo próprio cantor, já que o corpo foi encontrado com um dedo machucado e havia marcas de sangue no local. “Não tem nada que estivesse no lugar. Ele estava machucado no dedo, arrancou parte de uma unha, o que pode explicar as marcas de sangue na parede”, disse o delegado. O delegado Itagiba Vieira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse nesta quarta-feira (6), que não acredita que o vocalis

Operação da PF em Itaituba procura por foragido suspeito de fazer escolta de garimpeiros

  Deflagrada na manhã de ontem (21) , no município de Itaituba, no sudoeste do Pará, a operação ‘Divitia’, da Polícia Federal, continua atrás de um homem suspeito de fazer escolta de máquinas e garimpeiros para dentro de uma área da terra indígena Munduruku. O suspeito tem contra si, um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça Federal de Itaituba. Veículos de luxo foram apreendidos pela PF durante a operação realizada na quarta-feira. Foto: Divulgação/PF As investigações da PF apontam para a possível utilização de helicópteros com homens fortemente armados dentro deles para garantir a entrada de máquinas pesadas e pessoas para uma região conhecida como Igarapé Baunilha, no interior de Terra Indígena, no município de Jacareacanga, para a instalação ou ampliação de garimpos ilegais. Na ação realizada na quarta-feira (21), foram apreendidos dois carros de luxo, uma BMW Z4 e um Chevrolet Camaro SS, além de documentos e um aparelho celular , encaminhados para o Posto da P

Apartamento de Chorão estava revirado e com manchas de sangue

A polícia encontrou o apartamento do cantor Alexandre Magno Abrão, 42, conhecido como Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr., todo revirado e com manchas de sangue. As autoridades, porém, dizem acreditar que o cantor não tenha sido assassinado. Delegado diz que morte de Chorão 'aparentemente não foi homicídio' Chorão, do Charlie Brown Jr., é encontrado morto em SP Charlie Brown Jr. faria show em São Paulo no dia 6 de abril De acordo com o delegado Itagiba Franco, do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), o cantor estava com a mão machucada e as marcas de sangue no apartamento provavelmente eram desse ferimento. O apartamento, uma cobertura na rua Morás, em Pinheiros (zona oeste de SP), estava mal conservado havia algum tempo e tinha os móveis revirados e alguns objetos quebrados. De acordo com testemunhas, Chorão chegou ao apartamento na última segunda-feira (4) e não saiu mais do local. A polícia acredita que a morte tenha ocorrido de segunda para